A escola que queremos para todos: uma resenha
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A obra em questão apresenta uma discussão reflexiva acerca de questões comumente abordadas no âmbito da Educação Inclusiva. Em seus seis capítulos, Eglér Mantoan e José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti exploram temas cruciais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. No primeiro capítulo, discutem sobre as representações dos alunos na escola, destacando o problema da rotulação e suas implicações para a inclusão. Seguem abordando interpretações da deficiência, debatendo as concepções médica e social, e o exercício do poder na escola, influenciado pela teoria de Michel Foucault. Adiante, analisam a necessidade de transformações nas práticas avaliativas e pedagógicas para promover a inclusão escolar de forma efetiva. Concluem destacando a importância de uma escola que rompa com as limitações do sistema educacional atual e promova a inclusão de todos os alunos, reforçando que essa é a verdadeira aspiração educacional.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.