A escola que queremos para todos: uma resenha

Conteúdo do artigo principal

Luiz Felipe da Silva Monteiro
Fernanda Luiza de Faria

Resumo

A obra em questão apresenta uma discussão reflexiva acerca de questões comumente abordadas no âmbito da Educação Inclusiva. Em seus seis capítulos, Eglér Mantoan e José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti exploram temas cruciais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. No primeiro capítulo, discutem sobre as representações dos alunos na escola, destacando o problema da rotulação e suas implicações para a inclusão. Seguem abordando interpretações da deficiência, debatendo as concepções médica e social, e o exercício do poder na escola, influenciado pela teoria de Michel Foucault. Adiante, analisam a necessidade de transformações nas práticas avaliativas e pedagógicas para promover a inclusão escolar de forma efetiva. Concluem destacando a importância de uma escola que rompa com as limitações do sistema educacional atual e promova a inclusão de todos os alunos, reforçando que essa é a verdadeira aspiração educacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Monteiro, L. F., & Luiza de Faria , F. (2024). A escola que queremos para todos: uma resenha . Educação Online, 19(45), e24194501. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1629
Seção
Resenha
Biografia do Autor

Luiz Felipe da Silva Monteiro, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Titulação: mestrando em educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); licenciatura em química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

Função atual: mestrando em educação pela UFSJ

Área de pesquisa: ensino de química e educação especial e inclusiva

Fernanda Luiza de Faria , Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Titulação: doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestrado em química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); graduação em química (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Função atual: docente da Universidade Federal de São João del-Rei -UFSJ 

Área de pesquisa: ensino de química