Plano de Trabalho Docente: estudo com os professores das ciências exatas no litoral do Paraná

Conteúdo do artigo principal

Eliane do Rocio Alberti
Guilherme Sippel Machado
Maria Madselva Ferreira Feiges

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar as peculiaridades e as alternâncias referentes ao Plano de Trabalho Docente (PTD), previsto no artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB nº 9.394 de 1996, elaborado por 24 professores das áreas das ciências exatas, em cinco colégios estaduais da região do litoral do Paraná. Como aparato teórico estudo, escolhemos Freire, Saviani, Luckesi, Vasconcellos, entre outros, que defendem que as mudanças sociais acontecem em consonância com as forças dinâmicas internas da sociedade e, em consequência, são produto das relações de produção. A metodologia de pesquisa se pautou em uma pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário para os professores, no segundo semestre do ano de 2021, durante a pandemia da Covid-19. Isso favoreceu a ampliação das políticas educacionais do estado do Paraná, configuradas na gestão de resultados, que legitima intervenções de natureza centralizada e reduz a autonomia do professor com base no uso de plataformas.  Além disso, os achados revelam uma série de situações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do PTD, como por exemplo: visão reducionista por parte dos docentes, sobrecarga de trabalho, padronização de planos, transferência de protagonismo do professor para um especialista da educação, no que se refere à feitura do plano, o que presume prejuízos na qualidade social da aprendizagem dos estudantes da educação básica, entre outros.


Abstract


This work aims to present the singularities and alternations concerning the Teaching Work Plan (TWP), according to 13th article of Education Guidelines and Bases Law n. 9,394 of 1996. The TWP has been prepared by 24 exact sciences teachers in 05 state schools in the coastal region of Paraná state. As a theoretical apparatus for this study, we selected Freire, Saviani, Luckesi, Vasconcellos, among others. They argue that social changes occur in line with the internal dynamic forces of society. Consequently, they are product of society's production relations. The methodology was based on bibliographical research and the application of a questionnaire to teachers, in the second half of 2021, during the Covid-19 pandemic. This promoted the expansion of educational policies in the state of Paraná adjusted in management of results.This legitimizes centralized nature interventions and reduces teacher autonomy based on the use of platforms. Furthermore, the results reveal situations related to the planning and development of the TWP, such as: reductionist vision by teachers, overload work, standardization of plans, transfer of protagonism from the teacher to an education specialist for creating the plan -  this presumes losses in social quality of learning for basic education students, among others.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alberti, E. do R., Machado, G. S. ., & Feiges, M. M. F. . (2023). Plano de Trabalho Docente: estudo com os professores das ciências exatas no litoral do Paraná. Educação Online, 18(44), e23184402. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1446
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliane do Rocio Alberti, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Titulação: doutora e mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná; especialista em organização do trabalho pedagógico pela UFPR; licenciada em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Função atual: professora adjunta na Universidade Federal do Paraná. 

Área de Pesquisa: trabalho e formação docente, educação e trabalho, aprendizagem e desenvolvimento e projeto político-pedagógico.

Guilherme Sippel Machado, Universidade Federal do Paraná

Titulação:  doutor em química, pela Universidade Federal do Paraná.

Função atual: professor adjunto C III do Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná.

Área de pesquisa: síntese e purificação de metaloporfirinas, síntese e caracterização de suportes inorgânicos, imobilização de metalomacrocíclicos, catálise de oxidação, desenvolvimento de novas metodologias de síntese de catalisadores de interesse químico, industrial e ambiental, degradação de corantes de interesse ambiental, educação em química Verde e desenvolvimento de estratégias de ensino de química

Maria Madselva Ferreira Feiges, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Titulação:  graduação em pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1984); mestrado em educação pela Universidade Federal do Paraná; doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná.

Função atual: professora aposentada do grupo magistério superior da Universidade Federal do Paraná; consultora no MEC.

Área de pesquisa: pedagogia, projeto político pedagógico e escola pública.  

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