Fatores do desempenho de professores na utilização de estratégias de Aprendizagem Baseada em Problemas

Conteúdo do artigo principal

Ângela Bezerra
Patrícia Sá
Ana Cláudia Uchôa Araújo

Resumo

Os direcionamentos da educação apontam para inserção dos alunos como participantes ativos na construção do conhecimento. Várias são as estratégias didáticas que podem ser implementadas contemplando essa característica, dentre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Assim, este artigo tem como finalidade identificar fatores favoráveis e limitantes de desempenho de professores nas estratégias de ABP, recorrendo-se às tecnologias digitais, em um curso de formação a distância. Desse modo, realizou-se um estudo de caso, e, por meio da análise qualitativa das notas da pesquisadora e da autoavaliação dos professores/participantes, coletadas durante o curso de formação, foram evidenciados mais fatores favoráveis do que limitantes. Pode-se destacar: motivação, autonomia, protagonismo, superação de atividades desafiadoras, assim como limitação de tempo e cansaço mental.


Abstract


The education guidelines point to the students as active participants in the knowledge construction. There are several teaching strategies that can be implemented considering this characteristic, among them, Problem-Based Learning (PBL). Thus, this article aims to identify favorable and limiting factors for teachers' performance in PBL strategies, using digital technologies, in a distance learning course. A case study was carried out through qualitative analysis of the researcher's notes and teachers/participants’ self-assessment, collected during the training course. It highlights more favorable factors than limiting factors. We can highlight: motivation, autonomy, protagonism, overcoming challenging activities, as well as time limitations and mental fatigue.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bezerra, Ângela, Sá, P. A. P. de, & Araújo, A. C. U. (2024). Fatores do desempenho de professores na utilização de estratégias de Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação Online, 19(45), e24194503. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1453
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ângela Bezerra, Universidade de Aveiro

Titulação: doutorado em multimédia em educação;  mestrado em química.

Função atual: professora assistente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) atuando no curso de licenciatura em química.

Área de pesquisa: formação de professores, metodologias ativas, tecnologias digitais,  competência digital.

Patrícia Sá, Universidade de Aveiro

Titulação: pós-doutorado em educação; doutorado em didáctica das ciências; licenciada em ciências
da educação

Função: pesquisadora na Universidade de Aveiro (UA), exercendo funções no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Cidtff)

Área de pesquisa: educação para a sustentabilidade, formação de professores, desenvolvimento de recursos educativos, metodologias de investigação em educação.

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Instituto Federal do Ceará (IFC); Universidade Federal do Ceará (UFC)

Titulação: pós-doutorado em educação; doutorado em educação; licenciada em educação

Função: servidora Pedagoga (IFCE), atuando como pró-reitora de Extensão

Área de pesquisa: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, educação profissional, educação a distância, formação de professores,  história da educação em perspectiva comparada

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