Fatores do desempenho de professores na utilização de estratégias de Aprendizagem Baseada em Problemas
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Resumo
Os direcionamentos da educação apontam para inserção dos alunos como participantes ativos na construção do conhecimento. Várias são as estratégias didáticas que podem ser implementadas contemplando essa característica, dentre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Assim, este artigo tem como finalidade identificar fatores favoráveis e limitantes de desempenho de professores nas estratégias de ABP, recorrendo-se às tecnologias digitais, em um curso de formação a distância. Desse modo, realizou-se um estudo de caso, e, por meio da análise qualitativa das notas da pesquisadora e da autoavaliação dos professores/participantes, coletadas durante o curso de formação, foram evidenciados mais fatores favoráveis do que limitantes. Pode-se destacar: motivação, autonomia, protagonismo, superação de atividades desafiadoras, assim como limitação de tempo e cansaço mental.
Abstract
The education guidelines point to the students as active participants in the knowledge construction. There are several teaching strategies that can be implemented considering this characteristic, among them, Problem-Based Learning (PBL). Thus, this article aims to identify favorable and limiting factors for teachers' performance in PBL strategies, using digital technologies, in a distance learning course. A case study was carried out through qualitative analysis of the researcher's notes and teachers/participants’ self-assessment, collected during the training course. It highlights more favorable factors than limiting factors. We can highlight: motivation, autonomy, protagonism, overcoming challenging activities, as well as time limitations and mental fatigue.
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