Extensão acadêmica, currículo e intercâmbio com a comunidade = aprendizado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho faz uma análise em relação a três projetos de extensão atrelados ao curso de ciências biológicas e suas contribuições para a comunidade e o aprendizado acadêmico. Compreendemos a importância dessas inserções como ferramentas de apoio para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, pois, junto à falta de interesse, os alunos tendem a assumir atitudes inadequadas com respeito ao trabalho científico. Para análise, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), na qual, através de relatos, os acadêmicos expõem sua vivência em relação aos projetos, além de utilizar para análise as atividades desenvolvidas. A TFD do estudo permitiu verificar que a universidade será capaz de proporcionar partilha de conhecimento científico, ressignificações de conceitos, apropriação de vocábulos, amadurecimento e experiência acadêmica, corroborando a aprendizagem significativa e proatividade, além de oportunizar aos envolvidos as analogias entre conteúdos vistos na academia e na comunidade.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.