Profissionalidade e (des)motivação docente: desafios à uma atuação qualificada
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre profissionalidade docente e (des)motivação de professores. A (des)motivação é um fenômeno que está na base do processo de constituição da profissionalidade, com forte impacto sobre a atuação e formação docente. Ela está relacionada a diversos aspectos, como: valorização profissional, reconhecimento social da profissão, ação governamental e políticas públicas, relação entre professor e aluno, como também elementos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, determinante no desempenho profissional e na qualidade da educação escolar. Concluiu-se que a docência é uma profissão que se produz a partir de interações humanas. Quando ocorre a desmotivação, essa interação se vê prejudicada, trazendo prejuízos para uma atuação e formação qualificada e ao processo de profissionalidade docente, que se institui, entre outras coisas, pela adesão motivada à carreira docente.
Abstract
This article aims to explore the relationship between teaching professionalism and teacher (de)motivation. (De)motivation is a phenomenon that underlies the process of establishing professionalism with a strong impact on teacher performance and training. It is related to several aspects such as: professional development, social recognition of the profession, government action and public policies, the relationship between teacher and student. There are also elements inherent to the teaching-learning process, which are decisive in professional performance and in the quality of school education. It was concluded that teaching is a profession produced from human interactions. When demotivation occurs, this interaction is hampered, bringing harm to qualified performance and training and to the process of teaching professionalism, which is established, among other things, through motivated adherence to the teaching career.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)