O atendimento educacional especializado e a variação linguística da Libras: demandas da região litoral norte do RS

Conteúdo do artigo principal

Sandy Mary Azevedo Bonatti
Helena Venites Sardagna
Vinícius Martins Flores

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que visou a identificar e desenvolver um material de ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que contemple a variação linguística do Rio Grande do Sul, com a contribuição de usuários surdos e de professores de escolas de surdos. A partir de entrevista com cinco professoras que atuam com a educação de surdos, foi identificada a demanda pela pesquisa e se desenvolveu a proposta de produção de um aplicativo, contemplando a variação linguística da Libras do RS, na interlocução com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O estudo resultou na produção de um Glossário de Libras, que conta com mais de 50 sinais, utilizando a variação linguística do Rio Grande do Sul. Está disponibilizado on-line, por meio de aplicativo a ser utilizado no ensino de pessoas surdas no RS.

Detalhes do artigo

Como Citar
Azevedo Bonatti, S. M. ., Venites Sardagna, H., & Martins Flores, V. (2021). O atendimento educacional especializado e a variação linguística da Libras: demandas da região litoral norte do RS. Educação Online, 16(37), 97–113. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.918
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sandy Mary Azevedo Bonatti, Uergs

Mestra em educação (Uergs), especialista em Atendimento Educacional Especializado (Uergs) e graduada em pedagogia - licenciatura (Uergs). Atua como professora de educação infantil no município de Cidreira-RS.

Área de pesquisa: educação de surdos.

Helena Venites Sardagna, Uergs

Doutorado em educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul -Uergs.

Área de pesquisa: Educação e processos inclusivos.

Vinícius Martins Flores, Ufrgs

Doutor em letras – psicolinguística (Ufrgs), Mestre em letras – linguística aplicada (Ufrgs), especialista em aquisição da linguagem e alfabetização (Feevale), bacharelado em letras libras – (UFSC) e licenciatura em pedagogia – (Ulbra). Atua como docente de tradução no curso de bacharelado em letras libras da Ufrgs e coordena o curso de letras (licenciatura e bacharelado) da Ufrgs.

Área de pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (Gpepi) da Uergs – Litoral Norte e do Grupo de Pesquisa – Laboratório de Bilinguismo e Cognição (Labico) da Letras/Ufrgs.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.