O Atendimento Educacional Especializado no Brasil (2003-2014)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste texto, objetivamos discutir parte da relação entre os setores “público” e “privado” na Educação Especial no Brasil, no âmbito do Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, analisamos documentos educacionais em diálogo com a literatura pertinente. Vimos que, ao abrir sua disposição para a “Educação Especial”, o Decreto n° 7.611/2011 demonstra que a relação entre o poder público e as instituições privadas sem fins lucrativos ainda está viva, independentemente dos esforços empreendidos pelo governo nos últimos anos, das mobilizações de grupos acadêmicos específicos a ela contrários e dos movimentos educacionais e da sociedade organizada ocorridos antes mesmo da promulgação da Constituição Federal.
Palavras-chave: Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Políticas educacionais, Inclusão escolar
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.