Avaliação da efetividade na formação continuada: um estudo de caso do curso de tecnologias digitais na educação on-line para professores

Conteúdo do artigo principal

Antônia Cláudia Prado Pinto
Raquel de Sousa Gondim
Francisca Aparecida Prado Pinto
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Resumo

A quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19) e os milhões de estudantes impedidos de frequentar a escola têm desafiado os docentes a repensar suas teorias e práticas pedagógicas diante das tecnologias aplicadas à educação. O presente artigo visa a avaliar a efetividade dos cursos de formação de professores, oferecidos de forma on-line com o uso das Tecnologias Digitais na perspectiva do cursista. A metodologia adotada se baseou em um estudo bibliográfico com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários aos cursistas, e os dados resultantes foram submetidos à tabulação. Posteriormente, conduziu-se um estudo inerente e interpretativo, utilizando os dados obtidos nos cursos de formação. Os resultados buscam comprovar a elevação do nível de qualidade dos cursos on-line e sua eficácia na prática docente, tendo como contribuição o aprimoramento dos cursos de formação ofertados.


Abstract


The quarantine imposed by the new coronavirus pandemic (SARS-COV-2/COVID-19) and the millions of students prevented from attending school have challenged teachers to rethink their theories and pedagogical practices considering technologies applied to education. This article aims to evaluate the effectiveness of teacher training courses, offered online using Digital Technologies from the perspective of the course taker. The methodology adopted was based on a bibliographic study with a quantitative and qualitative approach. Course participants answered questionnaires, which resulting data was tabulated. So, an inherent and interpretative study was conducted, using data obtained in training courses. The results showed the increase in the quality level of online courses, their effectiveness in teaching practice, and the improvement of the training courses offered.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pinto, A. C. P., Gondim, R. de S., Pinto, F. A. P., & Vasconcelos, F. H. L. (2024). Avaliação da efetividade na formação continuada: um estudo de caso do curso de tecnologias digitais na educação on-line para professores. Educação Online, 19(45), e24194508. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1375
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antônia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Titulação: mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Ppgte) da Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em metodologia do ensino de história pela Universidade Estadual do Ceará (2002); licenciada em história pela Universidade Estadual do Ceará (1998).

Função atual: professora efetiva de história da Rede Pública Estadual do Ceará; Coordenadoria de Educação do Tempo Integral (Coeti-Seduc-CE).

Área de pesquisa: formação de professores, educação a distância, tecnologia educacional, avaliação

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará - UFC

Titulação: mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Ppgte) da Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em administração escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); pedagoga (UVA); licenciada em matemática (UVA).

Função atual: professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME)

Área de pesquisa: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel, letramento digital

Francisca Aparecida Prado Pinto, Secretaria de Educação do Ceará-SEDUC

Titulação: graduada em ciências pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); graduada em licenciatura em matemática (Uece); especialização em informática na Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em engenharia de teleinformática (UFC); doutora em engenharia teleinformática (UFC); pós-doutora em ciências da computação - Ufersa/Uern. 

Função atual: coordenadora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - Seduc; coordenadora do Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada - GrPeC/UFC; colaboradora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico - PAAP/UFC.

Área de pesquisa: Educação a Distância; internet das coisas

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Titulação: doutor em engenharia de teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Função atual: professor da UFC no mestrado em ensino de ciências e matemática, do mestrado em ciência da informática e do mestrado em tecnologia educacional; secretário de Educação do município de Sobral, Ceará

Área de pesquisa: metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e formação de professores.

Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.