Trabalho colaborativo entre o professor do ensino comum na interface educação física e atendimento educacional especializado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta uma análise sistemática das produções acadêmicas realizada nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar e Portal de Periódicos Capes/MEC, no período de 2005 a agosto de 2015. O objetivo foi identificar trabalhos com abordagem colaborativa entre os professores do atendimento educacional especializado e do ensino comum, com ênfase na educação física. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram estabelecidos 14 descritores. Após a busca, foram selecionadas 35 produções e, depois da análise do conteúdo, foram identificados três grandes temas: 1) compreender a prática docente nas diferentes situações colaborativas; 2) viabilidade da colaboração entre a educação comum e a especial; e 3) formação continuada de professores por intermédio da colaboração. Conclui-se que, em relação à compreensão da prática docente nas diferentes situações colaborativas, o ensino colaborativo ou coensino é a prática mais utilizada e que há vários estudos que tratam de uma abordagem colaborativa entre o professor do atendimento educacional especializado e do ensino comum, porém, poucos estudos com ênfase na participação do professor de educação física.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.