Trabalho colaborativo entre o professor do ensino comum na interface educação física e atendimento educacional especializado

Conteúdo do artigo principal

Camila Rodrigues Costa
Lyusyena Kirakosyan
Manoel Osmar Seabra Junior

Resumo

O artigo apresenta uma análise sistemática das produções acadêmicas realizada nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar e Portal de Periódicos Capes/MEC, no período de 2005 a agosto de 2015. O objetivo foi identificar trabalhos com abordagem colaborativa entre os professores do atendimento educacional especializado e do ensino comum, com ênfase na educação física. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram estabelecidos 14 descritores. Após a busca, foram selecionadas 35 produções e, depois da análise do conteúdo, foram identificados três grandes temas: 1) compreender a prática docente nas diferentes situações colaborativas; 2) viabilidade da colaboração entre a educação comum e a especial; e 3) formação continuada de professores por intermédio da colaboração. Conclui-se que, em relação à compreensão da prática docente nas diferentes situações colaborativas, o ensino colaborativo ou coensino é a prática mais utilizada e que há vários estudos que tratam de uma abordagem colaborativa entre o professor do atendimento educacional especializado e do ensino comum, porém, poucos estudos com ênfase na participação do professor de educação física.


Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, C. R., Kirakosyan, L., & Seabra Junior, M. O. (2016). Trabalho colaborativo entre o professor do ensino comum na interface educação física e atendimento educacional especializado. Educação Online, (21), 151–185. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.210
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Rodrigues Costa, Unesp-Marília

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (2013, bolsista PIBIC) pela UNESP - Campus de Presidente Prudente. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil (Bolsista CNPq) pela Unesp, Campus de Marília.Possui especialização Lato sensu em Educação Especial e Inclusiva na Universidade de Marília-UNIMAR e está cursando especialização Lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Especial e desenvolve projetos de pesquisa relacionados ao Trabalho Colaborativo entre professores de Educação Física e do Atendimento Educacional Especializado no contexto da inclusão escolar de estudantes públicos-alvo da Educação Especial. É membro dos grupos de pesquisa: Deficiências Físicas e Sensoriais - Unesp Marília; Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada- GEPITAMA- Unesp Presidente Prudente .