Análise linguística e ensino da língua portuguesa: reflexões sobre o discurso do professor
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O
Os documentos oficiais preconizam o ensino da língua portuguesa pautado nos gêneros discursivos, aliando as práticas de leitura, produção/refação textuais e análise linguística contextualizada. A proposta é que o construto teórico seja abordado, em sala de aula, com a adoção dos gêneros discursivos, enquanto objeto de ensino-aprendizagem, em língua portuguesa. Para investigar essa relação teoria-prática, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio do instrumento questionário, com 108 sujeitos, de diversas regiões do Brasil, em que se investigou se os professores da rede pública estão adotando as novas concepções de linguagem apregoada pelos documentos que regem o ensino brasileiro. Os resultados apontam que o professor ainda apresenta dificuldades na aplicação do construto teórico à prática pedagógica.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.