Análise linguística e ensino da língua portuguesa: reflexões sobre o discurso do professor

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Celso Leopoldo Pagnan
Juliana Fogaça Simm
Elisa Nantes

Resumo

O

Os documentos oficiais preconizam o ensino da língua portuguesa pautado nos gêneros discursivos, aliando as práticas de leitura, produção/refação textuais e análise linguística contextualizada. A proposta é que o construto teórico seja abordado, em sala de aula, com a adoção dos gêneros discursivos, enquanto objeto de ensino-aprendizagem, em língua portuguesa. Para investigar essa relação teoria-prática, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio do instrumento questionário, com 108 sujeitos, de diversas regiões do Brasil, em que se investigou se os professores da rede pública estão adotando as novas concepções de linguagem apregoada pelos documentos que regem o ensino brasileiro. Os resultados apontam que o professor ainda apresenta dificuldades na aplicação do construto teórico à prática pedagógica.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Pagnan, C. L., Simm, J. F., & Nantes, E. (2014). Análise linguística e ensino da língua portuguesa: reflexões sobre o discurso do professor. Educação Online, (17), 29–58. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.120
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar/Funadesp

Doutor

Juliana Fogaça Simm, Unopar/UEL

Mestre

Elisa Nantes, Unopar

Doutora