Argumentação na sala de aula: refletindo criticamente sobre a descriminalização do aborto em uma vivência de prática argumentativa

Conteúdo do artigo principal

Carolina Santos de Miranda
Brunna Stephanye Macêdo Coelho de Lima
Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues
Kátia Calligares Rodrigues

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a potencialidade argumentativa de uma prática pedagógica e seu alcance em promover uma reflexão crítica, típica de um funcionamento metacognitivo. Partindo de uma compreensão da argumentação como um recurso discursivo de natureza dialógica, dialética e epistêmica, uma prática pedagógica argumentativa sobre a descriminalização do aborto foi aplicada em uma turma de formação inicial de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As análises denotaram a presença dos elementos de um ciclo argumentativo – argumento (A), contra-argumento (CA) e resposta (R), mostrando assim a possibilidade de fazer emergir a argumentação em sala de aula, a partir de uma prática pedagógica intencionalmente elaborada para esse fim. Diferentes formas de monitoramento do pensamento - mantenedora, elaboradora e reconstrutora - também foram encontradas nas análises. O monitoramento do pensamento é um movimento que caracteriza um funcionamento metacognitivo, por levar os indivíduos a refletirem sobre seus próprios pensamentos. Nesse sentido, foi possível concluir que a construção de conhecimento ocorrida por via da argumentação se deu de forma crítica e reflexiva.


O objetivo do presente estudo foi analisar a potencialidade argumentativa de uma prática pedagógica e seu alcance em promover uma reflexão crítica, típica de um funcionamento metacognitivo. A prática pedagógica argumentativa sobre a descriminalização do aborto foi aplicada em uma turma de licenciaturas diversas da UFPE. As análises denotaram a presença dos elementos de um ciclo argumentativo – argumento (A), contra-argumento (CA) e resposta (R), assim como diferentes formas de monitoramento do pensamento: mantenedora, elaboradora e reconstrutora. Concluímos confirmando a possibilidade de fazer emergir a argumentação em sala de aula a partir de uma prática pedagógica intencionalmente elaborada com esse fim, oportunizando que a construção de conhecimento aconteça de forma crítica e reflexiva.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos de Miranda, C., Macêdo Coelho de Lima , B. S., De Chiaro Ribeiro Rodrigues, S. R., & Calligares Rodrigues , K. (2021). Argumentação na sala de aula: refletindo criticamente sobre a descriminalização do aborto em uma vivência de prática argumentativa. Educação Online, 16(37), 172–189. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.829
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carolina Santos de Miranda, Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe)

Mestre em educação, culturas e identidades e doutoranda em ensino de ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe). Atualmente, é docente da disciplina de ciências na educação básica.

Área de pesquisa: formação de professores de ciência e matemática, autoformação, método (auto)biográfico, transdisciplinaridade.

Brunna Stephanye Macêdo Coelho de Lima , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Química, docente da disciplina de química na educação básica. 

Área de pesquisa: Inclusão no ensino de química e aprendizagem de estudantes surdos

Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em psicologia cognitiva, docente do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco.

Área de pesquisa: formação de professores, argumentação na construção crítica e reflexiva do conhecimento e no desenvolvimento metacognitivo, ensino dialógico e aprendizagem significativa.

Kátia Calligares Rodrigues , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em engenharia biomédica, docente do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco.

Área de pesquisa: formação de professores de ciência e matemática, autorregulação da aprendizagem, argumentação e resolução de problemas.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.