Argumentação na sala de aula: refletindo criticamente sobre a descriminalização do aborto em uma vivência de prática argumentativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a potencialidade argumentativa de uma prática pedagógica e seu alcance em promover uma reflexão crítica, típica de um funcionamento metacognitivo. Partindo de uma compreensão da argumentação como um recurso discursivo de natureza dialógica, dialética e epistêmica, uma prática pedagógica argumentativa sobre a descriminalização do aborto foi aplicada em uma turma de formação inicial de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As análises denotaram a presença dos elementos de um ciclo argumentativo – argumento (A), contra-argumento (CA) e resposta (R), mostrando assim a possibilidade de fazer emergir a argumentação em sala de aula, a partir de uma prática pedagógica intencionalmente elaborada para esse fim. Diferentes formas de monitoramento do pensamento - mantenedora, elaboradora e reconstrutora - também foram encontradas nas análises. O monitoramento do pensamento é um movimento que caracteriza um funcionamento metacognitivo, por levar os indivíduos a refletirem sobre seus próprios pensamentos. Nesse sentido, foi possível concluir que a construção de conhecimento ocorrida por via da argumentação se deu de forma crítica e reflexiva.
O objetivo do presente estudo foi analisar a potencialidade argumentativa de uma prática pedagógica e seu alcance em promover uma reflexão crítica, típica de um funcionamento metacognitivo. A prática pedagógica argumentativa sobre a descriminalização do aborto foi aplicada em uma turma de licenciaturas diversas da UFPE. As análises denotaram a presença dos elementos de um ciclo argumentativo – argumento (A), contra-argumento (CA) e resposta (R), assim como diferentes formas de monitoramento do pensamento: mantenedora, elaboradora e reconstrutora. Concluímos confirmando a possibilidade de fazer emergir a argumentação em sala de aula a partir de uma prática pedagógica intencionalmente elaborada com esse fim, oportunizando que a construção de conhecimento aconteça de forma crítica e reflexiva.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.