Uso de tecnologia digital para situações didáticas colaborativas em sala de aula
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo descreve uma experiência vivida em sala de aula em ambiente híbrido (aula presencial e acesso ao AVA) para produção de uma revista por editoração eletrônica em uma turma da disciplina de Planejamento Gráfico do Curso de Jornalismo. Foram criadas situações didáticas com base na TSD de Guy Brousseau que estabelece estratégias pedagógicas que facilitam aos estudantes a construção de conhecimento em suas estratégias de aprendizagem de forma colaborativa. Forma apoiada pela teoria de Vygotsky, Luria e Leontiev que explicita que o desenvolvimento humano ocorre na ordem de interpessoal para intrapessoal. Os resultados oriundos da observação de uma pesquisa participante e as respostas às indagações feita ao final da tarefa demonstraram um grau de satisfação alto.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)