Avaliação das competências digitais docentes com o DigComp: um estudo de caso no curso de tecnologia na educação, ensino híbrido e inovação pedagógica

Conteúdo do artigo principal

Domingos Sávio Ferreira de Melo
Jennipher Stephanie dos Reis Barros
Emanuel Ferreira Coutinho
Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Resumo

O ambiente da sala de aula se expandiu e não ocupa apenas um espaço físico. A tecnologia avança diariamente, e a educação está inserida nesse processo. Hoje, não basta apenas incluir as tecnologias digitais como metodologias, é necessário que o professor saiba fazer uso desses recursos, favorecendo, assim, a criação de uma relação de proximidade com os alunos. Nessa perspectiva, o DigComp propõe formular políticas estratégicas sobre competências digitais, por meio de um quadro de referências. Assim, o objetivo deste estudo é refletir a respeito do conhecimento dos docentes em relação às competências digitais e sua aplicabilidade na educação, utilizando o DigCompEdu e o SELFIEforTEACHERS. O método empregado nesta pesquisa é ex-post-facto de natureza quali-quantitativa, de abordagem exploratória. Para coleta de resultados, foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações entre as variáveis, considerando o feedback por parte dos 27.231 do curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica – Tehip

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira de Melo, D. S., dos Reis Barros, J. S. ., Ferreira Coutinho, E. ., & Herbert Lima Vasconcelos, F. . (2022). Avaliação das competências digitais docentes com o DigComp: um estudo de caso no curso de tecnologia na educação, ensino híbrido e inovação pedagógica. Educação Online, 17(41), 128–143. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1270
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Domingos Sávio Ferreira de Melo, Universidade Federal do Ceará

Titulação: mestrando em tecnologia educacional pela Universidade Federal do Ceará, graduado em ciências contábeis pelo Centro Universitário Católica de Quixadá;

Função atual: professor da educação profissional, no segmento de gestão em comércio do Serviço Nacional de Aprendizagem - Senac AR/ Quixadá-CE.   Área de pesquisa: formação docente em tecnologias educacionais.

Jennipher Stephanie dos Reis Barros, Universidade Federal do Ceará

Titulação: graduada em letras-espanhol pela Universidade Federal do Ceará

Função atual: professora de espanhol na rede estadual da Paraíba.

Área pesquisa:  ensino de línguas, tecnologia e acessibilidade

Emanuel Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Ceará

Titulação: Doutor pela Universidade Federal do Ceará

Função atual: professor efetivo computação no magistério superior da Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá-CE.

Área de pesquisa: sistemas de Informação, engenharia de software, análise de desempenho, tecnologias educacionais

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Titulação: doutor em avaliação da efetividade e do desempenho da aprendizagem com análise multidimensional e multilinear, em engenharia de teleinformática, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Função atual: professor efetivo adjunto III de tecnologia educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC); secretário de Educação do município de Sobral-Ce.

Área de pesquisa: tecnologias educacionais

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