Educação, trabalho e tecnologias: a reflexão filosófica no ensino médio técnico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel da filosofia para a formação do sujeito autônomo na educação tecnológica. O estudo tem como contexto de análise a reflexão sobre a tríplice relação entre a educação, o trabalho e as tecnologias, tendo como questão norteadora a problematização do ensino técnico entre a formação de uma subjetividade autônoma ou apenas para adaptação às necessidades mercadológicas. O texto apresenta ainda a análise do conceito de trabalho como princípio educativo como requisito para a compreensão histórica do conhecimento científico e tecnológico. Por fim, relata-se a experiência de pesquisa sobre a utilização do blog na educação, atividade realizada com alunos do ensino médio técnico do IFPR/Campus Assis Chateaubriand.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)