Prática pedagógica no ensino de ciências: uma perspectiva interdisciplinar na visão histórico-crítica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de ensino e o conhecimento de um grupo de docentes da educação básica a respeito da pedagogia histórico-crítica, a partir da formação continuada de professores sobre o ensino de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa se embasou inicialmente em um pré-teste, que forneceu subsídios para o planejamento de um minicurso de formação continuada para um grupo de docentes e, posteriormente, para a elaboração de um planejamento fundamentado nas etapas descritas por Gasparin (2007). Dentre os resultados, destaca-se o reconhecimento desses docentes quanto à sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; interdisciplinaridade; formação de Professores; ensino de ciências; prática pedagógica
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.