Avaliação das competências digitais docentes com o DigComp: um estudo de caso no curso de tecnologia na educação, ensino híbrido e inovação pedagógica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ambiente da sala de aula se expandiu e não ocupa apenas um espaço físico. A tecnologia avança diariamente, e a educação está inserida nesse processo. Hoje, não basta apenas incluir as tecnologias digitais como metodologias, é necessário que o professor saiba fazer uso desses recursos, favorecendo, assim, a criação de uma relação de proximidade com os alunos. Nessa perspectiva, o DigComp propõe formular políticas estratégicas sobre competências digitais, por meio de um quadro de referências. Assim, o objetivo deste estudo é refletir a respeito do conhecimento dos docentes em relação às competências digitais e sua aplicabilidade na educação, utilizando o DigCompEdu e o SELFIEforTEACHERS. O método empregado nesta pesquisa é ex-post-facto de natureza quali-quantitativa, de abordagem exploratória. Para coleta de resultados, foram realizadas análises estatísticas descritivas e correlações entre as variáveis, considerando o feedback por parte dos 27.231 do curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica – Tehip
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.