Internacionalização do ensino superior: desafios enfrentados no letramento acadêmico por estudantes de países não lusófonos

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Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Resumo

Este artigo busca compreender os desafios que estudantes vinculados ao PEC-G, oriundos de países em que o inglês e o francês são línguas oficiais, enfrentam na universidade, na apropriação de práticas de letramento acadêmico. Tomamos como referência os estudos sobre letramento acadêmico levados a cabo por e Mary Lea e Brian Street, no Reino Unido, articulados a uma compreensão da língua como prática social, tal como proposta por Bakhtin. Foram realizadas entrevistas com três estudantes do Congo, Camarões e Gana, além da análise de documentos oficiais sobre o PEC-G. Os resultados indicam que os estudantes se apoiam nas suas línguas oficiais como uma estratégia na aprendizagem do português e dos próprios conceitos e conhecimentos do curso de graduação. Indicam que a internacionalização em casa ocorre não apenas pela presença de estudantes estrangeiros, mas também pelo uso do inglês no currículo de seus cursos.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Alencar Nunes Macedo, M. do S. . (2021). Internacionalização do ensino superior: desafios enfrentados no letramento acadêmico por estudantes de países não lusófonos. Educação Online, 16(36), 104–121. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.793
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-rei (UFSJ)

Professora titular do departamento de educação da UFSJ; Líder do Grupo de Pesquisa “Alfabetização, linguagem e colonialidade”; Pesquisadora do CNPq nível 2.

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