Leitura e ensino de literatura na era dos textos multimodais
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Resumo
Com as novas tecnologias digitais, a interação entre texto e leitor foi alterada pelo suporte e pela esfera de atividade humana, possibilitando significados diferentes, de acordo com a forma de apresentação do texto ou pela percepção individual do leitor (BAKHTIN, 2010). Diante disso, nesta sociedade na qual imperam os multiletramentos, defrontamo-nos com uma multiplicidade de gêneros discursivos, pertencentes as mais divergentes formas textuais (ROJO, 2013). Isso posto, o objetivo do presente trabalho é investigar a relação entre a leitura e a literatura, na era em que imperam os textos multimodais. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, na qual se procurou estabelecer um diálogo entre a leitura e o ensino da literatura, na escola pública, ensino médio, e o resultado desse contexto é o surgimento de um novo tipo de leitor, um leitor navegador, que apresenta hábitos distintos do leitor do texto impresso, que faz sua leitura linha/linha, página a página. O novo leitor navega em telas, saltando de link em link, interagindo entre textos, imagens, músicas, vídeos, jogos etc.
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