Uma revisão bibliográfica sobre a relação sociedade da informação, tecnologia e ensino de ciências
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), têm sido inseridas cada vez mais no ambiente escolar como parte do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar os trabalhos publicados nos anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (Educon) sobre a relação entre as tecnologias e o ensino de ciências, considerando o período compreendido entre 2014-2020, por meio da busca pela palavras-chave: biologia, ciência, física, química, mídia, tecnologia, tecnológica e TIC. A análise dos dados foi baseada no método de análise de conteúdo. Foram analisados 31 trabalhos, e os resultados apontam uma baixa frequência desse tema em eventos científicos. Além disso, a disciplina ciências da natureza é a que mais possui trabalhos, e a análise das categorias inferidas promovem uma reflexão sobre a tecnologia, ensino de ciências e sociedade da informação.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)