Respondo o quê? Avaliação de um programa de ensino em educação sexual para professores

Conteúdo do artigo principal

Carla Elias de Moura
Cynthia Borges de Moura
Alex Eduardo Gallo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a efetividade de um Programa de Ensino sobre Educação Sexual, para professores do quarto e quinto ano do ensino público fundamental de Foz do Iguaçu – PR, e identificar quais componentes se mostraram mais efetivos na produção de mudanças no nível de conforto e capacidade para trabalhar com educação sexual na faixa etária de 9 a 11 anos. O Programa intitulado “Respondo o quê?” foi elaborado num formato breve, com três horas de duração. Participaram 83 professores, com idade entre 30 e 45 anos, divididos em 20 grupos. Houve mudança estatisticamente significativa quanto ao nível de conforto e capacidade dos professores após o Programa de Ensino, sendo a maior média registrada, tanto antes quanto após o Programa, para o tema gravidez. A menor média registrada pelos professores antes do Programa foi para o tema mudanças corporais na puberdade, que se manteve como a média mais baixa após o Programa. Quanto à avaliação dos componentes do programa, o melhor avaliado foi a técnica Hot Seat (4,77), e os resultados identificados forneceram dados importantes para possíveis reformulações do Programa, com o intuito de auxiliar os profissionais no trabalho com essa temática.

Detalhes do artigo

Como Citar
Elias de Moura, C., Borges de Moura, C., & Gallo, A. E. (2018). Respondo o quê? Avaliação de um programa de ensino em educação sexual para professores. Educação Online, 13(29), 19–44. https://doi.org/10.36556/eol.v13i29.446
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Elias de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná

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