O perfil dos diretores de escolas públicas no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Ana Cristina Prado de Oliveira
Emília Giordano

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do perfil sociodemográfico de diretores das escolas públicas brasileiras, a partir dos dados da Prova Brasil (2007 a 2015). Dando especial destaque aos aspectos relacionados à sua formação inicial e ao seu acesso ao cargo, ressaltamos a diversidade encontrada nos dados coletados entre os estados brasileiros, assim como analisamos possíveis associações entre esses dados e a agenda política educacional sobre o tema. Considerando a centralidade da gestão escolar para a qualidade do trabalho desenvolvido na escola (ALVES; FRANCO, 2008; LEITHWOOD, 2009), acreditamos que a reflexão proposta auxiliará no debate sobre possíveis aspectos da gestão escolar relacionados ao desempenho educacional. 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, A. C. P. de, & Giordano, E. (2018). O perfil dos diretores de escolas públicas no Brasil. Educação Online, 13(27), 49–72. https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.376
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Cristina Prado de Oliveira, Unirio

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.