A construção da identidade docente e a formação continuada de professores
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Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada, com o objetivo de pensar as políticas federais de formação continuada para alfabetizadores, no período de 2008 a 2018, oferecidas em um pequeno município de Minas Gerais. Para levantamento dos dados, utilizamos questionários e entrevista coletiva com as professoras do município que frequentaram a formação em serviço. Para o tratamento, optou-se pela análise de conteúdo, sob o aporte teórico de autores, como Nóvoa (1997), Tardif (2002) e Candau (1997). Os textos narrativos foram analisados, possibilitando a emergência das seguintes categorias empíricas: a) Ser professor; b) Saberes docentes; e c) Fazer pedagógico. Neste artigo, apresentamos a dimensão sobre o ser professor, que toma como referência o conjunto de falas de cada professora sobre sua trajetória de vida, formação inicial e continuada, histórias de leitura e escrita que permeiam seu papel profissional e seu agir individual.
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