Infância, Formação e Cultura: uma Trajetória de Pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Sonia Kramer

Resumo

Este texto apresenta a trajetória do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC). O grupo desenvolve pesquisas voltadas a políticas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores, leitura/escrita, interações de crianças e adultos na cultura contemporânea. O texto aborda, inicialmente os dois projetos institucionais desenvolvidos nos últimos anos: “Formação de profissionais de educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro realizado”, concluído em 2004, e “Crianças e adultos em diferentes contextos: infância, a cultura contemporânea e a educação”, iniciado em 2005. Em seguida, sintetiza referências teóricas metodológicas que os orientam, baseadas nos estudos da linguagem (Bakhtin, Benjamin e Vygotsky), na sociologia da infância e nas políticas públicas. No terceiro item, descreve projetos desenvolvidos como teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de especialização. As principais produções da equipe e as questões críticas de pesquisa são abordadas ao longo do texto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kramer, S. (2005). Infância, Formação e Cultura: uma Trajetória de Pesquisa. Educação Online, (1). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1843
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É professora do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.