O capital cultural de estudantes universitários determina sua competência informacional?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo
A herança cultural não é hereditária do ponto de vista genético, e sim um amálgama das referências que recebemos e experimentamos, a partir do qual geramos a nossa própria cultura. O estudo demonstrou em que medida o capital cultural herdado contribui para o sucesso na pesquisa científica, avaliando 102 usuários da Biblioteca da Universidade Norte do Paraná, unidade Piza, na cidade de Londrina (PR), utilizando o Google Forms. Os resultados apontaram que o capital cultural herdado não determina, mas influencia nas buscas para o desenvolvimento da pesquisa científica e contribui positivamente para o uso eficiente dos recursos informacionais. Mas não é fator determinante, uma vez que em condições e estímulos adequados, essa falta pode ser compensada.
Palavras-chave: Capital cultural, Competência informacional, Pesquisa acadêmica, Nível de escolaridade
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.