Infância, Formação e Cultura: uma Trajetória de Pesquisa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto apresenta a trajetória do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura (INFOC). O grupo desenvolve pesquisas voltadas a políticas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores, leitura/escrita, interações de crianças e adultos na cultura contemporânea. O texto aborda, inicialmente os dois projetos institucionais desenvolvidos nos últimos anos: “Formação de profissionais de educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro realizado”, concluído em 2004, e “Crianças e adultos em diferentes contextos: infância, a cultura contemporânea e a educação”, iniciado em 2005. Em seguida, sintetiza referências teóricas metodológicas que os orientam, baseadas nos estudos da linguagem (Bakhtin, Benjamin e Vygotsky), na sociologia da infância e nas políticas públicas. No terceiro item, descreve projetos desenvolvidos como teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de especialização. As principais produções da equipe e as questões críticas de pesquisa são abordadas ao longo do texto.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.