Responsabilidades ética e jurídica na perspectiva de estudantes de um curso de Fisioterapia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção da responsabilidade profissional (ética e jurídica) em estudantes de fisioterapia e verificar se há diferença no grau de conhecimento no decorrer da graduação. O estudo utilizou métodos quantitativos e é do tipo coorte prospectivo longitudinal. A população foi composta por 360 acadêmicos do curso de fisioterapia. A coleta dos dados se deu por meio da aplicação de questionário, contendo 10 situações de possível infração às normas éticas e jurídicas da fisioterapia, subdivididas em três temáticas. Duzentos e dezesseis estudantes responderam ao questionário. A temática “postulados éticos do fisioterapeuta com outros profissionais” se sobressaiu no índice de acertos entre estudantes de todos os semestres, em relação às temáticas “postulados éticos do fisioterapeuta com seus pacientes” e “questões de responsabilidade civil/penal/administrativa do profissional fisioterapeuta”. Considerando os três grupos de tema, a maior porcentagem de acertos foi observada entre alunos do 3º e 7º semestres, ao passo que os semestres 1 e 5 obtiveram menor êxito. Os alunos demonstraram bom conhecimento acerca da responsabilidade profissional, com destaque entre os que cursavam o 3º e 7º semestres. Não obstante, o conhecimento adquirido não apresentou característica de ser linear ao longo dos semestres.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.