O Educador e Sua Magia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O diálogo entre a antropologia e a educação remete a uma longa tradição teórica, ainda que pouco explorada no Brasil, no entanto, cada vez mais a questão cultural se coloca como uma problemática real a ser encarada pelos educadores. A antropologia tem buscado ultrapassar a simples utilização instrumental da etnografia pelas pesquisas educacionais, trazendo uma real contribuição no âmbito do debate político, social e cultura em torno da educação. Propomo-nos aqui a refletir o lugar do professor ante a questão cultural no universo da sala de aula, desenvolvendo de que forma as situações são postas na realidade escolar, e como o educador traça estratégias para lidar com a diversidade cultural no universo de sala, realizando assim a sua “magia”. Partimos de entrevistas realizadas com docentes da educação básica, articulando com as teorias antropológicas que buscam lidar com as sociedades ditas “complexas” e multiculturais
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)