Ensino híbrido: uma possibilidade para o “novo normal”?

Conteúdo do artigo principal

Joelma de Fátima Mendes
Ana Maria de Matos Ferreira Bastos
Natália Moura Lopes

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir o ensino híbrido numa perspectiva crítica, apresentando o cenário real no qual ele possa se manifestar como uma possibilidade para o momento pós-pandemia. Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica acerca do ensino híbrido, iniciando por seus aspectos conceituais e discutindo alguns de seus modelos mais usados atualmente. Nesse contexto, ressalta-se a importância da ressignificação dos espaços de aprendizagem e do papel do professor. Discute-se, ainda, a educação no contexto da pandemia e o ensino remoto e as possibilidades do ensino híbrido, destacando seus riscos e benefícios. Como resultados, percebem-se os enormes desafios que as escolas enfrentam, continuando a ser espaços de encontro e de convivência presenciais, mas em que o ensino híbrido, potenciado pelas tecnologias digitais, terá de ter lugar, concretizando o que a escola deve ser em pleno século XXI. 


Abstract


This paper intends to discuss hybrid teaching from a critical perspective, presenting the current scenario in which it might manifest as a possibility for the post-pandemic moment. The bibliographic research was carried out on hybrid teaching, beginning with its conceptual aspects and discussing some of its most used models. In this context, we emphasize the importance of redefining learning spaces and the teacher's role. It also discusses education in the context of the pandemic and remote teaching and the possibilities of hybrid teaching, highlighting its risks and benefits. As a result, we can see the enormous challenges that schools face, continuing to be areas for face-to-face meetings and conviviality, but in which hybrid teaching, powered by digital technologies, will have to have a spot, realizing what the school should be in the 21st century.


 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Fátima Mendes, J., de Matos Ferreira Bastos , A. M. ., & Moura Lopes, N. . (2023). Ensino híbrido: uma possibilidade para o “novo normal”?. Educação Online, 18(42), e231807. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1200
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joelma de Fátima Mendes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Ifnmg

Titulação:  doutoranda em ciências da educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) – Portugal

Função atual: professora de didática e fundamentos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Ifnmg)- Campus Januária-Brasil

Área de pesquisa: formação de professores e tecnologia educativa

 

 

Ana Maria de Matos Ferreira Bastos , Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – Portugal

 

Titulação: doutorada em ciências da educação; certificada pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua de Braga em diversas áreas

Função atual: professora auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Utad, Portugal e professora no doutoramento em ciências da educação da Utad, com orientação de teses de doutoramento na área das ciências da educação; formadora com CAP. e certificada pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua de Braga em diversas áreas

Área de pesquisa: ciências da educação e tecnologia educativa

Natália Moura Lopes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) – Portugal

Titulação: doutora em ciências da educação pela Utad; certificada pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua de Braga em diversas áreas.

Função atual: professora auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Utad, Portugal, com orientação de teses de doutoramento na área das ciências da educação; formadora com CAP. 

Área de pesquisa: ciência da educação e tecnologia educativa

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