O Educador e Sua Magia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O diálogo entre a antropologia e a educação remete a uma longa tradição teórica, ainda que pouco explorada no Brasil, no entanto, cada vez mais a questão cultural se coloca como uma problemática real a ser encarada pelos educadores. A antropologia tem buscado ultrapassar a simples utilização instrumental da etnografia pelas pesquisas educacionais, trazendo uma real contribuição no âmbito do debate político, social e cultura em torno da educação. Propomo-nos aqui a refletir o lugar do professor ante a questão cultural no universo da sala de aula, desenvolvendo de que forma as situações são postas na realidade escolar, e como o educador traça estratégias para lidar com a diversidade cultural no universo de sala, realizando assim a sua “magia”. Partimos de entrevistas realizadas com docentes da educação básica, articulando com as teorias antropológicas que buscam lidar com as sociedades ditas “complexas” e multiculturais
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.