Etnografia, modo de conhecer: entre a Antropologia e a Educação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estas notas têm como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições do olhar antropológico na pesquisa e na prática educacionais, levantando algumas questões pertinentes entre as quais as tensões da articulação entre o projeto antropológico de conhecimento das diferenças e o projeto educacional de intervenção na realidade. Por outro lado, a apropriação de dimensões do conhecimento antropológico pelo educador leva à construção de um saber híbrido ou de fronteira, além de um olhar mais complexo sobre os fenômenos educacionais, estreitando-se, portanto cada vez mais os imprescindíveis laços entre os dois campos disciplinares, assim como entre a cultura e a educação.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)