A formação de professores e o fortalecimento de ações pedagógicas que tratam a diversidade étnico-racial nas escolas: uma revisão integrativa

Conteúdo do artigo principal

Vinicius da Silva Freitas
Alessandra Sagica Gonçalves
Francilene Bernardo Cordeiro Rôas
Yuri Alexander dos Santos Rôas
Adonias Soares da Silva Júnior

Resumo

O currículo das escolas, desde sempre, foi determinado pela visão eurocêntrica do ensino e promoveu o apagamento de diversos grupos étnicos das disciplinas obrigatórias. Nesse cenário, a formação de professores ocupa um lugar de destaque e pode ajudar com a promoção ações pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e étnico-racial no ambiente escolar. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo mostrar como a formação de professores pode fortalecer as ações pedagógicas que trabalhem essas questões com os alunos. A metodologia utilizada para tal intuito foi a revisão integrativa, com abordagem qualitativa. O levantamento de dados ocorreu na base de dados SciELO e em sites acadêmicos. Observou-se que é preciso estar preparado para lidar com essas questões dentro da escola, e os resultados demonstraram a importância da formação (inicial e continuada) para a transformação da realidade escolar.


Abstract


The school curriculum has always been determined by the Eurocentric vision of teaching and has promoted the erasure of various ethnic groups from mandatory subjects. In this scenario, teacher training occupies a prominent place and can help promote pedagogical actions that value cultural and ethnic-racial diversity in the school environment. From this perspective, the study aimed to show how teacher training can strengthen pedagogical actions that work on these issues with students. The methodology used for this purpose was integrative review, with qualitative approach. Data collection took place in the SciELO database and on academic websites. It was observed that it is necessary to be prepared to deal with these issues within the school. The results demonstrated the importance of training (initial and continued) for transforming school reality.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Freitas, V., Sagica Gonçalves, A., Bernardo Cordeiro Rôas, F., dos Santos Rôas, Y. A., & Soares da Silva Júnior, A. (2024). A formação de professores e o fortalecimento de ações pedagógicas que tratam a diversidade étnico-racial nas escolas: uma revisão integrativa. Educação Online, 19(47), e24194718. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1637
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá-RJ

Titulação: doutorando em educação pela Universidade Estácio de Sá

Função atual: docente no Centro Universitário Vale do Cricaré

Área de pesquisa: educação e saúde

Alessandra Sagica Gonçalves, Universidade Federal do Pará (Ufpa)

Titulação: mestra em educação pela Universidade Federal do Pará

Função atual: docente no Instituto Federal do Amapá

Área de pesquisa: políticas públicas educacionais

Francilene Bernardo Cordeiro Rôas, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Titulação: doutoranda em serviço social e política social pela Universidade Estadual de Londrina

Função atual: docente do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Área de pesquisa: serviço social

Yuri Alexander dos Santos Rôas, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Titulação: doutorando em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá

Função atual: docente na Universidade Estadual do Paraná 

Área de pesquisa: formação de professores

 

Adonias Soares da Silva Júnior, Universidade Vale do Taquari (Univates)

Titulação: doutorando em ensino pela Universidade Vale do Taquari

Função atual: docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Área de pesquisa: educação

 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.