Etnografia, modo de conhecer: entre a Antropologia e a Educação

Conteúdo do artigo principal

Tania Dauster

Resumo

Estas notas têm como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições do olhar antropológico na pesquisa e na prática educacionais, levantando algumas questões pertinentes entre as quais as tensões da articulação entre o projeto antropológico de conhecimento das diferenças e o projeto educacional de intervenção na realidade. Por outro lado, a apropriação de dimensões do conhecimento antropológico pelo educador leva à construção de um saber híbrido ou de fronteira, além de um olhar mais complexo sobre os fenômenos educacionais, estreitando-se, portanto cada vez mais os imprescindíveis laços entre os dois campos disciplinares, assim como entre a cultura e a educação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dauster, T. (2011). Etnografia, modo de conhecer: entre a Antropologia e a Educação. Educação Online, (9). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1747
Edição
Seção
Resumos
Biografia do Autor

Tania Dauster, Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro.

Professora Emérita da PUC-RIO. Doutora em Antropologia Social/Museu/Nacional-UFRJ.