Tecnologias da cultura maker: nível de conhecimento e uso em ambiente educacional e de trabalho com alunos de ensino tecnológico
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Resumo
A cultura maker aborda a tecnologia para possibilitar que os estudantes se apropriem das técnicas que o permitam se tornar produtor de tecnologia, e não apenas consumidor. Dentro desse contexto, este artigo teve como objetivo mapear o conhecimento e o uso de tecnologias da cultura maker em ambientes educacionais e de trabalho, com foco em alunos de ensino tecnológico de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no estado de São Paulo. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter quantitativo, com a aplicação de um questionário com questões de múltiplas para 369 estudantes. Os resultados apontaram o uso de impressão 3D, corte a laser e placas Arduino no ambiente de trabalho. Destaca-se que a impressão 3D ainda é pouco utilizada nas empresas da região. Ressalta-se que a IES é o local em que os alunos buscam ou têm acesso a esse tipo de tecnologia. Apesar dos desafios da educação tecnológica, existe um espaço a ser preenchido pela instituição.
Abstract
Maker culture approaches technology to enable students to appropriate techniques that allow them to become producers of technology, and not just consumers. Within this context, this article aimed to map the knowledge and use of maker culture technologies in educational and work environments, focusing on technology students at a Higher Education Institution (HEI) in the state of São Paulo. This is an exploratory, quantitative study, with multiple-choice questions questionnaire applied to 369 students. The results showed the use of 3D printing, laser cutting, and Arduino boards in the workplace. It is noteworthy that 3D printing is still little used in the region’s companies. It is highlighted that the HEI is where students seek out or have access to this type of technology. Despite the challenges of technological education, there is a space to be filled by the institution.
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