Literatura e Identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura

Conteúdo do artigo principal

Pedro Benjamim Garcia

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa que investigou de que forma a literatura, através de rodas de leitura, e a partir da ótica dos seus participantes, influi na formação do sujeito, sendo significativa na constituição de sua identidade. Os participantes destas rodas eram alfabetizandos de um curso supletivo no Rio de Janeiro. Nelas busquei responder a duas questões: qual o significado da literatura (no âmbito das rodas de leitura) na transformação da subjetividade do sujeito (e aí entram os temas da formação e da identidade) e como criar o gosto e o hábito da leitura em quem, em princípio, por ela não se interessa? Roger Chartier, Umberto Eco, Roland Barthes, Michel Foucault e Paulo Freire foram alguns dos autores com quem mantive interlocução.

Detalhes do artigo

Como Citar
Garcia, P. B. (2012). Literatura e Identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura. Educação Online, (10), 145. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1733
Seção
Resumos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.