Literatura e ensino: contribuições da articulação verbo-visual para a criação do ato didático

Conteúdo do artigo principal

Alberto Roiphe

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da disciplina “Literatura na Escola”. Essa investigação tem por objetivo o desenvolvimento de práticas de leitura do texto literário, de forma a propiciar aos docentes em formação autonomia para a criação de antologias e de aulas de literatura, que articulem a linguagem verbal e a linguagem visual. Para tanto, o trabalho fundamenta-se, do ponto de vista teórico, em conceitos de Mikhail Bakthin, Rudolf Arnheim e Roland Barthes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Roiphe, A. (2012). Literatura e ensino: contribuições da articulação verbo-visual para a criação do ato didático. Educação Online, (11), 56–72. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1712
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alberto Roiphe, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Língua Portuguesa e Literatura da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.