Extensão acadêmica, currículo e intercâmbio com a comunidade = aprendizado
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Resumo
O trabalho faz uma análise em relação a três projetos de extensão atrelados ao curso de ciências biológicas e suas contribuições para a comunidade e o aprendizado acadêmico. Compreendemos a importância dessas inserções como ferramentas de apoio para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, pois, junto à falta de interesse, os alunos tendem a assumir atitudes inadequadas com respeito ao trabalho científico. Para análise, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), na qual, através de relatos, os acadêmicos expõem sua vivência em relação aos projetos, além de utilizar para análise as atividades desenvolvidas. A TFD do estudo permitiu verificar que a universidade será capaz de proporcionar partilha de conhecimento científico, ressignificações de conceitos, apropriação de vocábulos, amadurecimento e experiência acadêmica, corroborando a aprendizagem significativa e proatividade, além de oportunizar aos envolvidos as analogias entre conteúdos vistos na academia e na comunidade.
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