Inclusão das tecnologias na escola: reflexões de seu uso no contexto da deficiência visual

Conteúdo do artigo principal

Iván Carlos Curioso Vílchez

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências e percepções do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como, por exemplo, o computador e a Internet, mediante o leitor de tela JAWS, em um ambiente de educação especial na cidade de Lima, Peru. Assim, analisou-se, considerando os recursos e serviços oferecidos na escola, o processo de ensino e aprendizagem, entre outras peculiaridades, como interações e estratégias do uso, que podem diferir com as características do sistema Braille. Foi realizado um estudo com uma abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas, com seis jovens estudantes com deficiência visual da última série do ensino médio e cinco de seus professores. Verificou-se que essas tecnologias são muito valorizadas para seu desempenho na escola e participação social, sem esquecer os possíveis obstáculos de acessibilidade. Conclui-se que não é suficiente utilizar essas tecnologias de fato, mas também se deve garantir que isso tenha um significado para esses estudantes segundo seus interesses, motivações e objetivos que desejam atingir para o desenvolvimento das suas habilidades e capacidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vílchez, I. C. C. (2016). Inclusão das tecnologias na escola: reflexões de seu uso no contexto da deficiência visual. Educação Online, (23), 18–40. https://doi.org/10.36556/eol.v0i23.284
Seção
Artigos