A formação continuada de gestores na disciplina educação e suas tecnologias

Conteúdo do artigo principal

Carla da Conceição de Lima
Liamara Scortegagna

Resumo

O presente artigo visa a investigar o papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) na gestão escolar, a partir da percepção dos gestores de Minas Gerais e Amazonas, após sua participação na disciplina educação e suas tecnologias, oferecida no mestrado profissional em gestão e avaliação da educação pública. Por meio da avaliação por triangulação de métodos, foram analisadas as aulas e as tarefas finais de dez discentes. Conclui-se que a restrita carga horária, o extenso currículo e a estratégia metodológica adotada não auxiliaram a desnaturalização de práticas pragmáticas e utilitaristas na gestão escolar e que o papel das NTICs se restringe a controlar e monitorar as ações administrativas desenvolvidas nas escolas.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
da Conceição de Lima, C., & Scortegagna, L. (2018). A formação continuada de gestores na disciplina educação e suas tecnologias. Educação Online, 13(27), 25–48. https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.362
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla da Conceição de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Educação (2010) pela Universidade Católica de Petrópolis. Concluiu a pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software (2005) e a graduação Tecnóloga em Processamento de Dados (2002) pelo Centro de Ensino Superior. Concluiu também o curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública oferecido pelo CAEd/UFJF, em parceria com o governo de Goiás. Foi tutora do curso de especialização em Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil ? UAB da Universidade Federal de Juiz de Fora, Analista de Sistemas e Analista de Formação em EAD do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Atualmente é bolsista do CNPq. Tem experiência na área de educação, com ênfase em políticas públicas, atuando, principalmente, nos campos de gestão escolar, uso dos dados educacionais, avaliação em larga escala, tecnologia de informação e comunicação e regulação na educação.

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Informática pela Universidade do Contestado - Concórdia (1998;2001), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, atuando nos cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como nos Mestrados Profissionais em Educação Matemática e em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem - OA, cursos EAD, Tecnologias na EAD e Tecnologia Educacional.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.