Histórias de vida e formação no curso de licenciatura em pedagogia da terra
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa para a construção da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem como objetivo principal refletir sobre como as histórias, os saberes, as experiências e os fazeres de alunos camponeses contribuíram para sua formação no curso de Licenciatura Pedagogia da Terra da UERN. Utilizamos o método (auto)biográfico em nosso estudo, considerando as narrativas de si como práticas de formação. Josso (2010,) Halbwachs (1990), Momberger (2008) subsidiaram as discussões no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos. As narrativas constroem saberes e fazeres da experiência, ancorados na cultura camponesa. Concebemos o campo como um espaço de possibilidades, de lutas e conquistas, defendendo uma educação fundamentada nos princípios culturais que se encontram no seio coletivo da comunidade campesina.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.