Juventudes rurais, territorialidades e Educação do Campo: diálogos teóricos

Conteúdo do artigo principal

Rainei Rodrigues Jadejiski
Erineu Foerste

Resumo

O artigo propõe uma reflexão teórica sobre juventudes rurais, territorialidades e Educação do Campo, articulando essas categorias a partir de uma perspectiva crítica e situada. Parte-se do entendimento de que a juventude rural não constitui uma categoria homogênea, mas é um campo marcado por tensões entre pertencimento, mobilidade, exclusão e resistência. As territorialidades juvenis são compreendidas como construções simbólicas e políticas, expressas nos vínculos, nas memórias e nas práticas cotidianas que os jovens desenvolvem em relação aos territórios que habitam e significam. A Educação do Campo é discutida como um projeto político-pedagógico que reconhece os sujeitos do campo em sua diversidade, produzindo sentidos formativos ancorados na realidade. Como contribuição, o texto reafirma a importância de diálogos teóricos que superem leituras naturalizadas e fragmentadas, valorizando as juventudes rurais como sujeitos de direitos, de memória e de futuro.
Abstract
This article offers a theoretical reflection on rural youth, territorialities, and Rural Education, articulating these categories from a critical and situated perspective. We understand that rural youth do not constitute a homogeneous category, but rather a field marked by tensions between belonging, mobility, exclusion, and resistance. Youth territorialities are understood as symbolic and political constructions, expressed through the bonds, memories, and everyday practices, which young people develop in relation to the territories they inhabit and imbue with meaning. Rural Education is discussed as a political-pedagogical project that recognizes rural subjects in their diversity, generating formative processes rooted in reality. As a contribution, the text reaffirms the importance of theoretical dialogues that go beyond naturalized and fragmented interpretations, valuing rural youth as subjects of rights, memory, and future.

Detalhes do artigo

Como Citar
Jadejiski, R. R., & Foerste, E. (2025). Juventudes rurais, territorialidades e Educação do Campo: diálogos teóricos. Educação On-Line, 20(48), e25204821. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2075
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Titulação: doutorado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); mestrado em educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj); licenciatura geografia e história pela Faculdade Castelo Branco (FCB), pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e educação do campo com habilitação em ciências humanas e sociais pela Ufes.

Função atual: coordenador pedagógico na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES), tutor e professor mediador na Ufes.

Área de pesquisa: diversidades em suas múltiplas expressões, educação inclusiva, educação do campo, juventudes rurais, territórios e territorialidades.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Titulação: pós-doutorado na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen na Alemanha (Unisegen)  na Philologisch-Historische Fakultät (Lehrstuhl Angewandte Sprachwissenschaft - Romanistik) da Universität Augsburg; doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); mestrado em educação pela Universidade Federal de Goiás em 1996 (UFG);  licenciatura em letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos  (Unisinos). 

Função atual: professor titular DE da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro de Educação; coordenador do  Grupo de Pesquisa (CNPq) "Culturas, Parcerias e Educação do Campo";  membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes);  coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (Necepes); coordenador do Programa de Educação do Campo/Ufes; coordenador de  convênios  com a Univeristät-Siegen (Uni-Siegen) na Alemanha, com a Justus Liebig Universität-Giessen (Uni-Giessen) na Alemanha, com a Europa-Universität-Viadrina Frankfurt/Oder (EUV-Frankfurt Oder) na Alemanha, com a Universität-Augsburg (Uni-Augsburg) e com a Università degli Studi di Sassari (Uniss) na Itália;  membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd),  da Deutscher Lusitanistenverband e. V. (DLV) e da Deutscher Romanistenverband (DRV).

Área de pesquisa: culturas, línguas e educação. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.