A importância das oficinas pedagógicas em espaços formais de ensino: uma revisão integrativa

Conteúdo do artigo principal

Belmara Coelho Barros
Michael Ferreira Machado
Carlos Dornels Freire de Souza

Resumo

A oficina pedagógica é um dos recursos da metodologia ativa que se utiliza de instrumentos pedagógicos para desenvolvimento de uma atividade. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo analisar publicações sobre oficinas pedagógicas desenvolvidas em espaços formais de ensino. A metodologia utilizada foi a proposta em etapas por Botelho, Cunha e Macedo (2011): identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, categorização dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados. A busca dos artigos se deu com a palavra-chave Oficina pedagógica na base de dados Scielo, BVS e Capes, no período entre 2016 e 2021. Com o resultado das buscas, a partir da leitura íntegra dos artigos, obtiveram-se 77 publicações pré-selecionadas. Apenas 22 atendiam aos critérios de inclusão e foram analisados. Os resultados demonstram a relevância e a importância da realização das oficinas pedagógicas como instrumento de renovação pedagógica, seja no processo de ensino-aprendizagem ou como formação continuada.


Abstract


The pedagogical workshop is one of the active methodology’s resources that uses pedagogical instruments to develop an activity. From this perspective, the study aimed to analyze publications about pedagogical workshops developed in formal teaching spaces. The methodology used was proposed in stages by Botelho, Cunha, and Macedo (2011): identification of the theme and selection of the research question, establishment of inclusion and exclusion criteria, identification of pre-selected and selected studies, categorization of selected studies, analysis and interpretation of results. The search for articles was carried out using the keyword Oficina pedagógica in the Scielo, BVS and Capes databases between 2016 and 2021. With the searches’ results, from the full reading of the articles, 77 pre-published publications were obtained. We selected only 22 among these meeting the inclusion criteria and being analyzed. The results demonstrate the relevance and importance of holding pedagogical workshops as an instrument for pedagogical renewal, whether in the teaching-learning process or as continuing training.Keywords: Pedagogical workshop, Teaching practices, Teaching-learning, formal space

Detalhes do artigo

Como Citar
Coelho Barros, B., Ferreira Machado, M. ., & Dornels Freire de Souza, C. . (2023). A importância das oficinas pedagógicas em espaços formais de ensino: uma revisão integrativa . Educação Online, 18(44), e18234413. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1365
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.