A relação escola-museu segundo a visão de professores e educadores museais - Comparação Brasil – França

Conteúdo do artigo principal

Ana Dias-Chiaruttini
Cristina Carvalho
Monique Gewerc

Resumo

A relação escola-museu tem sido abordada em pesquisas acadêmicas tanto no campo da educação quanto na educação museal. Quando se trata das visitas escolares, distintas visões e abordagens por parte de professores e mediadores por vezes se chocam. Este artigo aborda parte dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a visão desses atores e encontrar pontos convergentes para o estabelecimento de relações dialógicas que otimizem esses momentos pedagógicos. Apoiando-se em pesquisas e teóricos do campo e dados produzidos por entrevistas e questionários, encontramos argumentos e expectativas de professores e mediadores. Entendemos que, ao serem compartilhados, esses achados, podem contribuir para que as visitas escolares se tornem experiências prazerosas e plenas de significado para professores, mediadores, e, sobretudo, para as crianças.


Abstract


The school museum connection has been discussed in academic research in both educational and museum education fields. About school visits, different views and approaches from teachers and museum educators sometimes conflict. This article discusses part of the results of a study that sought to understand the vision of these actors and find converging points for establishing dialogical relationships that optimize these pedagogical moments. Relying on research and experts from the field and data produced by interviews and questionnaires, we found arguments and expectations from teachers and educational mediators, which, if shared, can help school visits become experiences that are pleasant and full of meaning for teachers, mediators, and, above all, children.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias-Chiaruttini, A., Carvalho, C., & Gewerc, M. (2024). A relação escola-museu segundo a visão de professores e educadores museais - Comparação Brasil – França. Educação Online, 19(47), e24194710. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1692
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Dias-Chiaruttini, Université de Toulouse Jean Jaurès

Titulação: doutora em ciências da educação e em ciências da linguagem (Universidade de Lille - França)    Função atual: professora da Université Toulouse Jean Jaurès (Ecole Doctorale Comportement, Langage, Education, Socialisation, Cognition - Clesco    Área de pesquisa: didática, formação de professores, infância e cultura

 

 

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: doutora em Educação (PUC-Rio)   Função atual: professora associada do Departamento de Educação da PUC-Rio    Área de pesquisa: educação não formal, infância, museus

Monique Gewerc, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Titulação: doutora em educação (PUC-Rio)   Função atual: pesquisadora PUC-Rio   Área de pesquisa: infância e cultura, formação de professores, educação em museus, pedagogia da cooperação  

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.