Letramento digital: as nuances do hipertexto no jornal digital
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A revolução digital promoveu o surgimento de novos gêneros digitais, imprimindo formas diferenciadas de aprendizagem, no que concerne à relação leitura e escrita, que passaram a ocorrer em telas de tablets, leitores eletrônicos, smartphones, proporcionando uma experiência visual, tátil e interativa. Nesse contexto, o internauta pode ler as notícias em um jornal digital da maneira que quiser, ou seja, ele pode personalizar a sua leitura. O leitor na web pode utilizar o hipertexto sempre que desejar aprofundar o seu conhecimento, de forma não linear e não hierarquizada, permitindo o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. Assim, é imprescindível o desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos para a utilização do jornal digital como um instrumento que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.
Palavras-Chave: Gêneros digitais, Hipertexto, Jornal digital, Leitor, Letramento digital
Palavras-Chave: Gêneros Digitais, Hipertexto, Jornal Digital, Leitor, Letramento digital
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.