Evolução do uso de estratégias de aprendizagem autorregulada em universitários ingressantes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo relacionou o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada com a percepção de desempenho acadêmico de universitários ingressantes. A fundamentação teórica da pesquisa é o construto da autorregulação da aprendizagem. Por meio de um formulário eletrônico, foram aplicados, para os 70 participantes, os seguintes instrumentos: ficha de caracterização e Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários. Dessa forma, o estudo apresenta delineamento quantitativo. Os resultados indicam que existem correlações positivas entre o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada e a percepção de desempenho acadêmico. Indicam ainda que, ao longo do primeiro semestre da graduação, houve incremento apenas no uso das estratégias de aprendizagem de autorregulação social. Em face dos desafios encontrados pelos ingressantes no contexto do ensino superior e considerando a importância do construto investigado, são propostas, neste artigo, ações institucionalizadas a fim de promover o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada.
Abstract
This study related the use of self-regulated learning strategies to the perceived academic performance of university entrants. The theoretical basis of the research is the construct of self-regulation of learning. Using an electronic form, the following instruments were applied to the 70 participants: a characterization form and the Learning Strategies Scale for University Students. Therefore, the study has a quantitative design. The results indicate that there are positive correlations between the use of self-regulated learning strategies and perceived academic performance. They also indicate that, during the first semester of undergraduate studies, there was an increase only in the use of social self-regulation learning strategies. In view of the challenges faced by new students in the context of higher education and considering the importance of the construct investigated, this article proposes institutionalized actions to promote the use of self-regulated learning strategies.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.