Inclusão e educação: uma análise da visita de crianças com deficiência visual a espaços verdes

Conteúdo do artigo principal

Jonathans Paiva Sichineli
Karine da Silva
Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro
Julyana Carvalho Kluck Silva
Mirian Rosa Pereira

Resumo

Espaços verdes em espaços públicos, como nas universidades, são ambientes que proporcionam lazer e a expansão das aulas para além das estruturas convencionais, viabilizando um modelo para educação ativa e aprendizado em contato com a natureza. O estudo analisa o espaço ECOBOSQUE, uma Área de Preservação Permanente, localizado na Universidade do Estado do Pará, na cidade de Marabá, como um ambiente de estímulo sensorial para crianças cegas e com baixa visão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com base na visita de dez crianças com deficiência visual ao local. Os resultados evidenciam a importância do espaço verde na promoção da inclusão social e no aprendizado das crianças, por meio dos sentidos sensoriais, ao interagirem e explorarem com o mundo ao seu redor, destacando a importância da manutenção da aprendizagem baseada na vivência/realidade e na troca de experiência corpo-ambiente.


Abstract


The construction of green spaces in public areas, such as universities, creates environments that offer recreation and extend classes beyond conventional structures, enabling an active education and learning in contact with nature. The study examines the ECOBOSQUE space, a Permanent Preservation Area located at the State University of Pará in the city of Marabá, as a sensory stimulation environment for blind and visually impaired children. A qualitative and exploratory research was conducted based on the visit of ten visually impaired children to the site. The results highlight the importance of green spaces in promoting social inclusion and children's learning through sensory experiences as they interact and explore the world around them. This underscores the significance of maintaining experiential and reality-based learning and the exchange of body-environment experiences.

Detalhes do artigo

Como Citar
Paiva Sichineli, J., da Silva, K., Medeiros Gonçalves de Loureiro , T., Carvalho Kluck Silva, J., & Rosa Pereira, M. (2024). Inclusão e educação: uma análise da visita de crianças com deficiência visual a espaços verdes: . Educação Online, 19(45), e24194505. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1525
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jonathans Paiva Sichineli, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Titulação: discente do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade do Estado do Pará

Função atual: discente do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade do Estado do Pará

 

Karine da Silva, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Titulação: graduanda em licenciatura plena em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Pará

Função atual: graduanda em licenciatura plena em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Pará

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro , Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Titulação:  graduada em biologia; mestre e doutora em neurociências e biologia Celular -UFPA;  pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular -UFPA.

Função atual: Docente da Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Área de pesquisa: neurociência sensorial e visual e educação.

 

Julyana Carvalho Kluck Silva, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Titulação: graduada em engenharia de produção pela Universidade do Estado do Pará - Uepa;  especialista em gestão da produção industrial - IFPA; mestre em ciências ambientais pela Universidade do Estado do Pará - Uepa;  pós-graduanda em docência com ênfase em educação inclusiva IFMG.

Função atual:  docente na Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Área de pesquisa: gestão da produção e meio ambiente,  gerenciamento da produção, gestão de pessoas, produção sustentável

Mirian Rosa Pereira, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Titulação: graduada em pedagogia; especialização em educação em direitos humanos e diversidade pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam).

Função atual: professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual Ignácio Baptista Moura, da Prefeitura Municipal de Marabá.

Área de pesquisa: acessibilidade, ciências, educação, educação ambiental, inclusão educacional, produção de materiais acessíveis

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.