Alfabetização científica no ensino de ciências: impactos da pandemia no processo de desenvolvimento de crianças e jovens
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivou-se produzir um ensaio teórico para refletir sobre possíveis contribuições da alfabetização científica no enfrentamento aos desafios pós- isolamento nas escolas de educação básica. Foi feita uma caracterização sobre como se deu o momento pandêmico e seus impactos na educação básica. A análise apontou a necessidade de o ensino de ciências desdobrar atenção para dois aspectos no contexto pós-isolamento: 1. a qualidade das informações, quanto à sensibilidade aos aspectos emocionais do processo de ensino e aprendizagem de ciências. Nessa perspectiva, apresentaram-se possibilidades pedagógicas para o cuidado com as fontes adequadas de informações, inclusive as referentes a superação das fake news; 2. a importância de compreender que a educação científica deve estar alinhada às questões socioemocionais para diminuir a vulnerabilidade a partir da ressignificação dessas informações no suporte aos estudantes.
Abstract
This paper aims to reflect on contributions of scientific literacy in tackling post-isolation challenges in basic education schools. We presented a characterization of the pandemic and its impacts on basic education. The analysis highlighted the need for science teaching to pay attention to two aspects in the post-isolation context: 1. the quality of information, regarding sensitivity to the emotional aspects of the science teaching and learning process. From this perspective, pedagogical possibilities were presented for taking care of appropriate sources of information, including those relating to overcoming fake news; 2. the importance of understanding that scientific education must be aligned with socio-emotional issues to reduce vulnerability by reframing this information to support students.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.