Ressignificando as práticas de ensino com aplicação de metodologias ativas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi demonstrar como as práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica podem ser ressignificadas por meio da aplicação das metodologias ativas. Para tanto, utilizou-se uma revisão de literatura com recorte temporal dos últimos cincos anos, com a análise em uma abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo exploratório. Os Resultados apontaram que as metodologias ativas favorecem a transformação da cultura escolar com um novo viés de ressignificação das práticas de ensino do professor na Educação Básica, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades do aluno a partir de experiências concretas e relevantes para (re)construção do conhecimento. Conclui-se, portanto, que a inclusão de uma cultura ativa de aprendizagem rompe com modelo tradicional de ensino e ressignifica o processo de ensinar, transformando aprendizagens em situações práticas na convenção de saberes e compartilhamento de possibilidades.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.