Crenças e atitudes linguísticas: uma análise da avaliação de professores da rede pública de ensino

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Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk

Resumo

Pensando no ensino por meio da diversidade linguística, o intuito deste trabalho era verificar o posicionamento dos profissionais que atuam na docência de língua portuguesa em relação à abordagem da variação linguística em sala. A coleta de dados foi realizada para uma pesquisa de mestrado, através de um questionário destinado aos professores que realizavam o curso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). Os resultados mostraram que os informantes apresentaram avaliações subjetivas e, entre as concepções linguísticas vigentes, destaca-se a concepção de que a língua se define por um conjunto de regras consubstanciadas nas gramáticas normativas, as quais prescrevem as normas do “falar e escrever corretamente”, sendo todas as formas desviantes desse padrão consideradas como “erro”.

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Como Citar
Semczuk, W. A. de F. (2016). Crenças e atitudes linguísticas: uma análise da avaliação de professores da rede pública de ensino. Educação Online, (23), 84–96. https://doi.org/10.36556/eol.v0i23.268
Seção
Artigos